CETIM NEUSA BRIZOLA



 PROJETO POESIA FORA DA ESTANTE - 2012.
              

                    CETIM - Neuza Goulart Brizola.
              DIRETORA: Márcia Rodrigues





          POETA HOMENAGEADO

                                               ANTONIO JESUS DE ANDRADE


Antônio Jesus de Andrade - Nascido em São Borja, formou-se em medicina (oftalmologista) pela UFSM de Santa Maria, em 1974. Em 1988, em Curitiba, foi distinguido com o Prêmio Maria cia Athayde por apresentar o melhor tema livre, no congresso Brasileiro de Oftalmologista. No 26º Congresso , que foi realizado em 1991, em Belo Horizonte, ministrou um curso, recebeu a Medalha de São Francisco de Assis. Já apresentou 8 trabalhos  como tema livre em diversos Congressos pelo País, tem 6 trabalhos publicados em revistas especializadas, divulgadas inclusive no exterior. somando esse trabalho, com que tem desenvolvido de cunho comunitário, foi que a Câmara Municipal de Vereadores outorgou-lhe  o título de Cidadão Ilustre  de São Borja, em 1993.
         Começou a partir de 1990 a publicar suas crônicas, na coluna semanal "Contra Ponto", no
jornal "Folha de São Borja". Lançou com sucesso, na 17º FELIVRO de São Borja em 1996, o seu primeiro livro individual de crônicas: " O Interior", editado pela Gráfica Nossa Senhora Aparecida.
         Há mais de duas décadas, suas crônicas têm encantado os São-borjenses. Lá em 1999, ele já havia publicado o primeiro volume do livro "Crônicas para São Borja". O cotidiano de São Borja e dos São-borjenses é o foco central de suas crônicas, mas não passa despercebido os assuntos importantes que afligem a humanidade.
         Dr. Antoninho é o tipo de cronista que pode ser considerado como o poeta dos acontecimentos do dia-a-dia. Ele tem um lugar especial, e não é só na literatura São-borjense. Ele
nos conduz pela mão e nos leva a um passeio através da nossa história e do nosso dia-a-dia com reflexão e poesia.


 Poeta homenageado Antônio Jesus de Andrade visita o CETIM.     
                         SEJA BEM VINDO DR. ANTONINHO!



Alunos da turma 50 (5ºano) coordenados pela professora Fabiani realizam cartazes ilustrativos das crônicas  do poeta homenageado Antônio Jesus de Andrade.




CRÔNICA: Retorno às Aulas - Momentos de Recordação.



 CRÔNICA: Saída do Colégio.



 CRÔNICA: Cais do Porto.



 CRÔNICA: Meu Pai


CRÔNICA: A Turma do Fundão



CRÔNICA: Canário




A turma 11 (1º ano) coordenados pela professora Terezinha realizam passeio a Praça da Lagoa em homenagem ao poeta Antônio Jesus de Andrade. A "Praça da Lagoa" faz parte das Crônicas do poeta.


A Praça da Lagoa  continua sendo a alegria da criançada!


 As tartarugas, atração principal para as crianças.


Continua sendo um espaço de lazer para as famílias.


Local onde os jovens da cidade se reúnem para colocar a conversa em dia.



        Alunos da Oficina de Educação Ambiental coordenados pelas
professoras Leni e Meri, juntamente com a turma 40 (4º ano) coordenado pela  professora Lúcia realizaram o trabalho  "Tapetes Ecológico" em homenagem ao Poeta Antônio Jesus de Andrade. Também tivemos a colaboração da professora Bruna (oficina de Espanhol) e professora Luciane (oficina de Informática).
   Galeria da equipe que realizou o trabalho.


O trabalho foi todo feito em serragem colorida com anilina


Tapetes prontos envolvendo a Crônica "PAISAGEM" de Antônio Jesus de Andrade.



A turma 31 (3º ano) coordenados pela professora Edinara realizaram uma turnê pela cidade, para conhecer os principais pontos turísticos da cidade de São Borja. Pontos estes que estão presentes nas Crônicas do Poeta Antônio Jesus de Andrade.







 Culminância do Projeto Poesia Fora da Estante - Apresentação dos trabalhos para o poeta homenageado Antônio Jesus de Andrade.



             Homenagem no pátio do CETIM



Apresentação dos trabalhos envolvendo as crônicas do poeta
homenageado, Antônio Jesus de Andrade em sua visita no CETIM acompanhado de sua filha Roberta. Foi um encontro inesquecível!


Antônio Jesus de Andrade, faz a leitura  da crônica "Paisagem" que está representada nos tapetes ecológicos acompanhados dos alunos do 4º ano.


     Aqui foi oferecido ao poeta homenageado a degustação de uma CUCA com limonada, como lembrança na crônica "NA CASA DAS TIAS" vivido por ele na sua juventude.


A turma do 4º ano juntamente com a professora Sara, mantaram uma casa com um jardim representando a crônica "JARDIM E MUDANÇAS" do poeta Antônio Jesus de Andrade.

    
     Montagem de um painel de fotos dos pontos turísticos da nossa cidade.

   
               Representando as árvores (o verde) da Pracinha da Lagoa 





Considerações finais do Projeto Poesia Fora da Estante


                                                                                      FIM.

Um comentário:

  1. Parabéns a todas as colegas e aos alunos pela qualidade e beleza dos trabalhos realizados!Arrasou, hein Leni pelas postagens!!!! bjs

    ResponderExcluir

Obrigado!